• Telefone de contato

    +55 11 2066-7440
  • E-mail de contato

    atendimento@trademixx.com.br

Informações

ACÚSTICA

1. P: O que é NRC?
R: Coeficiente médio de absorção do som medido em quatro frequências: 250, 500, 1000 e 2.000 Hz, expressos como o número inteiro múltiplo e mais próximo de 0,05. Classifica a capacidade de um forro ou painel de parede ou outra construção de absorver o som. O NRC é a fração de energia sonora calculada pela média de todos os ângulos de direção e de frequências mínimas a máximas absorvidas e não refletidas. O NRC varia de 0 (piso de concreto) a 1,00 (produtos acústicos de alto desempenho, como o OPTIMA).

2. P: O que é CAC?
R: O CAC avalia a eficiência de um forro como uma barreira para a transmissão do som através do ar entre escritórios fechados adjacentes. Indicado como um valor mínimo, anteriormente expresso como CSTC (Classe de transmissão do som no forro). Classificação de único valor derivado dos valores normalizados de atenuação do forro, em conformidade com a classificação da ASTM E413, com a diferença de que a classificação resultante deverá ser a classe de atenuação do forro designada. (Definida na ASTM E1414.)

3. P: O que é AC e como medir?

R: A Classe de Articulação ou CA é um meio de classificar o desempenho acústico relativo dos produtos, assim como forros, usados em ambientes de escritório com plano aberto.

No escritório aberto, a principal fonte de ruído que causa distração é a voz humana, e portanto, uma grande preocupação é como evitar a intrusão da voz distrativa de colegas de trabalho. Se houver um murmúrio geral no espaço, porém sem palavras claramente compreendidas, geralmente podemos “sintonizá-los” como ruído de fundo. A voz é considerada intrusiva, apenas se as palavras puderem ser compreendidas. Nesse tipo de situação, é difícil não “escutar” e se distrair (queira você ouvir ou não!).

Na avaliação do desempenho da CA, o som é gerado por um alto-falante em um lado de uma divisória com 60” de altura. Os dados são coletados sobre a atenuação do som (qual o nível de silêncio) no outro lado da divisória, em frequências entre 100 e 5000 Hz (altura muito baixa ou muito elevada). Os dados da redução do ruído são, em seguida, utilizados para calcular o valor de CA do produto sendo testado. Ao calcular a CA, a redução do som que ocorre em frequências mais altas (> 1000 Hz) é tratada como mais importante do que aquela que ocorre em baixas frequências. Por quê? A CA nos permite avaliar o quanto um produto absorverá o ruído gerado pela voz das pessoas. As vozes geram um som com ampla gama de frequências. O som das vogais ocorrem em baixa frequência e o som das consoantes ocorrem em maior frequência. O som das vogais carregam apenas volume. O som das consoantes é o elemento mais importante na compreensão da fala. Por exemplo, os sons consonantais são a única diferença entre as palavras bala, fala, mala e vala.

Se um produto puder absorver a maior parte dos sons consonantais, não é possível distinguir o que uma pessoa do cubículo do outro lado da sala está dizendo ao telefone. Novamente, se não for possível entender as palavras, o ruído não é considerado distração. Os forros mais adequados para o uso em escritórios abertos possuem um valor de CA de 170 ou maior. Um forro acústico padrão (NRC 0.55) normalmente terá CA de 150. Materiais não absorventes, como placa de gesso, terão uma CA de 120. A maior CA que pode ser obtida por um forro está entre 220 e 230.

Newsletter Inscreva-se e receba novidades